quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A era de Fidel

Fidel Castro mantêm no poder de Cuba há 49 anos. Com problemas de saúde, idade elevada e sem condições físicas, Fidel passa o governo ao seu irmão Raul Castro. Fidel Castro chega ao poder aos 31 anos de idade. Quando militar o líder cubano refugiou em Cierra Maestra. Fidel fazia oposição na época e dedicou-se ao comunismo após o golpe. O líder cubano comunicava através de rádios e jornais e desta forma vinculou ao partido do povo cubano ortodoxo.
Cienfuegos e Guevara eram companheiros idealistas de Fidel. Guevara era o braço direito e inspirador do revolucionário cubano. Os amigos uniram se contra o regime de Fulgêncio Batista, idealista e ditador. Já Guevara era Argentino, estudante de Medicina, embaixador e dirigente de Cuba socialista. Guevara tentou implementar seus ideais na Bolívia onde foi encontrado morto. Guevara, Cienfuego e Fidel lutavam a favor do comunismo.
Para os norte americanos, Cuba vai além do que uma política externa. O problema da ilha é interno. As medidas de isolamento e embargue foram adotadas.
Em Cuba o regime comunista impõe regras que devem ser respeitadas, e caso não seja aceita os responsáveis serão punidos. A Imprensa é censurada, a comida é restrita e bem disputada com formação de filas na redes de supermercados, fazendo com que a alimentação dos Cubanos seja de difícil acesso. Os níveis de Educação são bons e a área de saúde uma das mais respeitadas de todo o mundo.
As perspectivas agora após a saída do líder comunista em entrevista o ex-comunista fala que a revolução deve continuar e existem pessoas bem preparadas que devem substituindo e apoiar o socialismo mesmo apesar das dificuldades econômicas. Mesmo apesar da idade elevada de seu irmão Raúl, já existe uma promissora geração preparada para uma nova sucessão. O revolucionário completa que certo ou errado a história o absorverá.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008